Apresentação

Este blog é destinado a narrar experiências de pais, de familiares e de amigos de crianças e de jovens com trissomia e, também, dos próprios indivíduos com síndrome de Down. Se constitui também num espaço aberto para compartilhar experiências comuns e, com isso, aprender com as diferentes formas de experienciarmos as relações com esses indivíduos, deles verem o mundo e do modo como o habitam. Para isso, pressupomos que os participantes desse blog se disponham a uma amizade (Philia) que seja suficiente aberta para ver no modo de vida (philosophia) dos indivíduos com Down, uma certa sabedoria (sophia), que nos ajude a pensar o que somos nós na relação com esse outro tão familiar e, ao mesmo tempo, tão diferente do que somos. Acreditamos que essa filosofia Down seja possível, talvez porque a experiencie cotidianamente com a nossa filha Ana Sophia, que transformou efetivamente nossas vidas com sua presença e nos ensinou o quão precioso é conviver com a diferença. Entendemos, também, que além de um espaço de troca da experiência comum, esse blog pode ser um dos locais onde uma comunidade silenciada poderá falar (como já o vem fazendo em outros meios), vencendo a vergonha e o medo para se mostrar a uma comunidade que pouco a vê, salvo por questões de caridade, algumas vezes de direito, mas pouquíssimas vezes como tendo algo a dizer. Talvez, ainda que muito remotamente, este seja um meio de tentar sensibilizar essa comunidade a qual pertencemos, inclusive os profissionais que trabalham com esses indivíduos, para que os vejam de outro modo, com o efetivo valor e dignidade que merecem. Ao menos esta é a ambiciosa proposta de seus criadores: Pedro Angelo Pagni e Neuci Leme de Camargo. E também a nossa modesta herança cultural para Ana Sophia, a quem dedicamos este blog.

domingo, 26 de maio de 2013

Philia Down - Comunicação alternativa - Débora Deliberato


Esta postagem nos foi enviada pela amiga Débora Deliberato, professora do Departamento de Educação Especial da UNESP de Marília. Ela convida  aos pais, familiares e profissionais de crianças com necessidades especiais para que propiciem o  direito de acesso destas à comunicação, apresentando uma de suas modalidades. Agradecemos a Debora pela colaboração e desejamos que esse convite nos ajude a olhar distintamente as formas diversas de comunicação.  

__________________________
Olá famílias, profissionais, pesquisadores e demais amigos...
Vamos garantir a todas as nossas crianças com necessidades especiais o direito à Comunicação...
No ano de 2009 o Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa teve como tema “Qualquer forma de comunicação vale pena...”.
 A temática foi discutida e as pesquisas permearam a necessidade do olhar para as linguagens alternativas. Ampliar e inserir diferentes possibilidades de ter acesso à linguagem poderá garantir uma Comunicação de qualidade. Tivemos como presente a adaptação da música “Qualquer forma de amar vale pena” dos nossos queridos Milton Nascimento e Caetano Veloso.
Ana Sofia: sei que você adora música. Essa é para você nos ajudar a cantar!!!!
“Qualquer forma de comunicar vale a pena”


    





2 comentários:

  1. Oi Pedro, Neuci e Ana Sofia
    Gostei!!! Deu certo as imagens....
    A minha ideia é iniciar a divulgação de como a Tecnologia da Comunicação Alternativa pode mediar na construção da linguagem e como essa tecnologia pode favorecer a inserção do aluno com deficiência na leitura e escrita. Pode ser um desafio, mas precisamos compartilhar nossas experiências..
    abraços
    débora

    ResponderExcluir
  2. Oi, Débora! Será bom poder contar com a sua colaboração. abraços

    ResponderExcluir